Faixa Vermelha – 9º Grau

Registros Profissionais:

  • Registro do Conselho Regional de Educação Física – CREF: 06923;
  • Registro da Federação Mineira de Jiu-Jitsu – FMJ-J: 003;
  • Registro da Liga Brasileira de Jiu-Jitsu LBJ-J: 006;
  • Registro da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu – CBJ-J: 1025;
  • Registro da International Brazilian de Jiu-Jitsu – IBJ-J: 1025;
  • Registro da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo – CBJ-JE: 636 ;
  • Registro da Federação de Jiu-Jitsu do Espírito Santo – FEJJES: 042 .

Hilton Leão da Silva, nascido em Bonfim- MG no dia 11 de Abril de 1946. O quarto de cinco filhos de Olmira Maria de Jesus e Mário José da Silva.

Aos 11 anos de idade mudou-se para Belo Horizonte com sua família, onde começou a trabalhar para ajudar no sustento do lar. Mas foi aos 13 anos que algo extraordinário, aconteceu em sua vida, e que iria transformá-la para sempre sem que ele soubesse, ainda. Ele conheceu, a Academia Lutadores Unidos, do Sensey Edson Izony. Lá começou a treinar judô, luta livre e defesa pessoal. Gostou tanto que levou seus irmãos mais velhos para poderem treinar junto dele. No ano de 1964 começou a dar aulas para seu Sensey na academia, que acabou ficando em sua responsabilidade.

Em meados de 1970, começou a dar aulas para sua própria equipe, a qual colocou o nome de “Leão Dourado”. Nesta época não ostentava a faixa preta, por não haver Federação de Jiu-Jitsu no Estado de Minas Gerais. Conquistou várias lutas em ringues de vale tudo e luta livre. Foi no ano de 1975, quando chamado para participar de um Torneio para a fundação da (FMJJ) – Federação Mineira de Jiu-Jitsu, que obteve seu maior título: O de campeão absoluto de vale tudo. Foram cinco lutas e cinco vitórias, competindo com vários campeões de outras artes marciais e tendo como árbitro destas lutas o grande Mestre Hélio Gracie, que veio especialmente do Rio de Janeiro para este evento. Em 1976, já portava a faixa preta – 1º Grau e registrou a (AELD) – Associação Esportiva leão Dourado em cartório. Colaborou na Fundação da (FMJJ) – Federação Mineira de Jiu-Jitsu, e não parou por ai.

Vários títulos importantes foram conquistados e até hoje ainda são, vale destacar alguns mais importantes:

Com a criação da (CBJJ) – Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu em 1994 obteve também vários títulos nacionais e internacionais:

Com mais de 100 faixas pretas por ele formado, e também atletas campeões brasileiros, internacionais e mundiais, destacando aí sua filha Danielle Piermatei Silva, faixa preta – 5º grau, professora de educação física, tri-campeã mundial e campeã internacional pela (IBJJF) -International Brazilian Jiu-Jitsu Federation, hoje professora na ADCE (Abu Dhabi Education Council) e seu caçula Hilton Leão Rodrigues –  Faixa Preta 1º grau, 3° Colocado no campeonato Mundial Profissional de Jiu-Jitsu de 2013.

Como diretor técnico da (AELD) – Associação Esportiva Leão Dourado e da (FMJJ) – Federação Mineira de Jiu-Jitsu foi eleito nos anos de 79 e 80, como técnico do ano pelo (DT) – Jornal Diário da Tarde, no troféu “melhores do esporte”. Em 87 recebe outro destaque, só que pelas rádio América e rádio Metrópole.
Em 1995 foi eleito presidente da (LBJJ) – Liga Brasileira de Jiu-Jitsu, mas somente pode assumir o cargo definitivamente no ano de 1997.

No ano de 1996, realizou a Iª Copa Leão Dourado de Jiu-Jitsu, para comemorar 30 anos de registro da (AELD) – Associação Esportiva Leão Dourado. Evento que reuniu vários atletas e também alguns campeões mundiais. Este evento virou sucesso e é realizado anualmente pelo calendário oficial da (LBJJ) – Liga Brasileira de Jiu-Jitsu.

Em 1998 teve a oportunidade através de seus alunos Takao Tani e Takeo Tani de fazer sua primeira viagem internacional para levar seus conhecimentos e ministrar vários workshops no Japão, nas cidades de Osaka, Komaki e Chiga. Voltando no ano de 2000 para complementar os ensinamentos dos atletas. Como presidente da (LBJJ) – Liga Brasileira de Jiu-Jitsu, fez muito pelo esporte dentro do Estado de Minas Gerais como fora dele. Hoje os eventos da (LBJJ) – Liga Brasileira de Jiu-Jitsu são de grande sucesso entre os eventos de nível Em 2008 recebeu seu 8º grau, das mãos do presidente da (FMJJ) – Federação Mineira de Jiu-Jitsu, Adair Alves de Almeida.

Em novebro de 2013 recebeu a maior graduação do Jiu-Jitsu tornando-se o primeiro Grão Mestre – Faixa Vermelha 9º Grau do Estado de Minas Gerais. Recebeu o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte em março de 2014. No mes de Julho de 2014, com muito orgulho e satisfação gradua seu primeiro faixa preta a Faixa Vermelha e Preta 7º.

Algumas das suas experiências na área profissional:

  • Participante como colaborador no I e II Festival Hemominas de Artes Marciais;
  • Ministrou WORKSHOPS nos anos de 1999 e 2000 em Osaka, Chiriu, Chiga e Komaki, no Japão;
  • Atuou como Professor no CURSO PROGRAMADO DE SEGURANÇA DESARMADA, em Dezembro de 2000;
  • Homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – “Grandes Mestres das Artes Marciais” em Agosto de 2014;
  • Homenageado pela Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira com o Colar do Mérito Cívico Joaquim José da Silva Xavier “Alferes Tiradentes” em Maio de 2015;
  • Ministrou SEMINÁRIOS nos anos de 2015 e 2016 em Abu Dabhi e Dubhai nos Emirados Arabes;
  • Homenageado duas vezes no ano de 2016 pela Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira com a Medalha de Mérito Humanitário;
  • Ministrou SEMINÁRIOS no ano de 2018 em Albuquerque e Bridgeport nos Estados Unidos;
  • Ministrou SEMINARIO no ano de 2019 em Chiga (Japão), Busan (Coreia do Sul) e foi homenageado no evento realizado no mesmo ano na cidade Degeon (Coreia do Sul) “Real Jiu-jitsu Grand Master Red Belt”.

Esses são os feitos de nosso “pequeno grande Mestre”.