Mestre Hilton Leão - Faixa Coral 8º Grau

No dia 11 de Abril de 1946, nascia na pequena cidade de Bonfim – MG, Hilton Leão da Silva, o Quarto de cinco filhos de Olmira Maria de Jesus e Mário José da Silva. Aos 11 anos de idade mudou-se para Belo Horizonte com sua família, onde começou a trabalhar para ajudar no sustento do lar. Trabalhou no Mercado Central, como vendedor numa loja de roupas, mas somente aos 14 anos teve sua carteira assinada como cobrador de ônibus, na antiga linha Santo André/Nova Suíça.

Mas foi aos 13 anos que algo extraordinário aconteceu em sua vida, e que iria transformá-la para sempre sem que ele soubesse, ainda. 
Ele conheceu a Academia Lutadores Unidos, do Sensey Edson Izony. Lá começou a treinar Judô, Luta Livre e Defesa Pessoal. Gostou tanto que levou seus irmãos mais velhos para poderem treinar junto dele. No ano de 1964 começou a dar aulas para seu Sensey na academia que acabou ficando em sua responsabilidade.

Em meados de 1970, começou a dar aulas no porão da Igreja São Francisco no bairro Carlos Prates, para sua própria Equipe, a qual colocou o nome de “LEÃO DOURADO”. Nesta época não ostentava o Cinturão Negro, por não haver Federação de Jiu-Jitsu no Estado de Minas Gerais. Conquistou várias lutas em ringues de vale-tudo e luta livre.

Foi no ano de 1975, quando chamado para participar de um Torneio para a Fundação da Federação Mineira de Jiu-Jitsu, que obteve seu maior título: O DE CAMPEÃO ABSOLUTO DE VALE-TUDO. Foram Cinco Lutas e cinco Vitórias, competindo com vários campeões de outras Artes Marciais e tendo como árbitro destas lutas o Grande Mestre Hélio Gracie, que veio especialmente do Rio de Janeiro para este Evento.

Em 76, já portava a Faixa Preta 1º e registrou a ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA LEÃO DOURADO – A.E.L.D em cartório, com CNPJ e sede provisória, onde continua com o mesmo endereço nos dias atuais. Colaborou na Fundação da Federaçaõ Mineira de Jiu-Jitsu – FMJ-J, sendo ele, Professor Hilton Leão o registro 003 e sua Academia Leão Dourado a 002.

E não parou por aí, vários títulos importantes foram conquistados e até hoje ainda são, vale destacar alguns mais importantes:

• Campeão Absoluto de Vale-Tudo em 1975
• Várias vezes campeão Mineiro
• Campeão em 1984 pelo Torneio Minas X Rio
• Campeão em 1984 na categoria Absoluto de Faixa Pretas, então com 38 anos e competindo com atletas de todas as idades
Com a criação da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu em 1994, obteve também vários títulos nacionais e internacionais:
• Campeão Brasileiro na Categoria Sênior nos anos de 1995, 1996, 
• Hepta-Campeão Internacional na Categoria Sênior pela IBJJF
• Campeão Absoluto nos anos de Juntamente com este currículo invejável de conquistas, levou consigo seus discípulos da AELD. Com mais de 60 Faixas Pretas por ele formado, e também atletas Campeões Brasileiros , Internacionais e Mundiais, destacando aí sua filha Danielle Piermatei Silva, Faixa Preta 3º grau, professora de Educação Física, TRI-CAMPEÃ MUNDIAL E CAMPEÃ INTERNACIONAL pela IBJJF.

Como Diretor Técnico da Leão Dourado e da FMJ-J foi eleito nos anos de 79 e 80 como Técnico do Ano, pelo Jornal Diário da Tarde, no Troféu “Melhores do Esporte”.
Em 87 recebe outro destaque, só que pelas Rádios América e Metrópole.
Ministrou Workshops em vários locais:
• II Festival Hemominas de Artes Marciais
• Nas Cidades de Varginha, Araxá, Santa Luzia, entre outras.

Em 1995 foi eleito Presidente da Liga Brasileira de Jiu-Jitsu – LBJ-J, mas somente pode assumir o cargo definitivamente no ano de 1997.
No ano de 1996, realizou a I COPA LEÃO DOURADO DE JIU-JITSU, para comemorar 30 anos de registro da Associação Esportiva Leão Dourado. Evento que reuniu vários atletas e também alguns campeões Mundiais. Este evento virou sucesso e é realizado anualmente pelo calendário oficial da LBJ-J.

Em 1998 teve a oportunidade através de seus alunos Takao Tani e Takeo Tani de fazer sua primeira viagem internacional para levar seus conhecimentos e ministrar vários workshops no Japão, nas cidades de Osaka, Komaki e Chiga. Voltando no ano de 2000 para complementar os ensinamentos do atletas.
Como Presidente da LBJ-J, fez muito pelo esporte dentro do Estado de Minas Gerais como fora dele. Hoje os eventos da Liga Brasileira são de grande sucesso entre os eventos de nível nacional.


"Mestre:   Homem que ensina; aquele que é versado em alguma ciência ou arte; homem superior e de muito saber, e que serve de ensino ou lição. Agradecemos àqueles que, ao nos ensinar a liçao do ofício, semeia em nós à vontade de tocar nossa própria música e escolher as notas que nos cabem, com a coragem e a perícia para acreditarmos em nós mesmos."


 

Fale Conosco

Siga a Leão Dourado

Marque uma aula experimental:

Telefone: (31) 3476-3896
E-mail: contato@leaodourado.com.br

         

Curte

Onde Estamos

Rua João Donato, 135, Belo Horizonte